Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Turnera coriacea Urb. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 11-12-2013

Criterio: B1ab(i,ii,iii)

Avaliador: Laila Araujo

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Laila Araujo

Analista(s) SIG: Marcelo, Thiago

Especialista(s): María Mercedes Arbo


Justificativa

Espécie endêmica do estado de Minas Gerais, é encontrada na região da Serra do Cipó (Arbo, 2005; 2013) onde ocorre nos municípios de Santana do Riacho e Santa Luzia (CNCFlora, 2013). Restrita ao Cerrado, desenvolve-se em Campo Limpo e Campo Rupestre, entre 940 m e 1.500 m de altitude (Arbo, 2013). Apresenta EOO de 529 km² e está sujeita a menos de cinco situações de ameaça considerando suas localidades de ocorrência. A influência do aumento na frequência de incêndios de origem antrópica utilizados para o manejo do solo na implementação de atividades agropecuárias, a invasão de espécies exóticas (Ribeiro et al., 2005) e o turismo desordenado estabelecido na região (Pinto, 2008) são ameaças a espécie que implicam um declínio contínuo da EOO, AOO e na qualidade do hábitat. Iniciativas de controle e monitoramento das ameaças incidentes são necessárias a fim de preservar sua viabilidade na natureza, e assim evitar que o táxon figure em uma categoria de risco mais severa em um futuro próximo.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Turnera coriacea Urb.;

Família: Turneraceae

Sinônimos:

  • > Turnera coriacea var. coriacea ;
  • > Turnera coriacea var. solium ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

A espécie foi descrita pela primeira vez em Jahrb. Königl. Bot. Gart. Berlin 2: 144. 1883.

Potêncial valor econômico

Não se conhece informações sobre o valor econômico da espécie.

Distribuição

Endêmica do estado de Minas Gerais (Arbo, 2013); ocorre na Serra do Cipó (Arbo, 2005), nos municípios de Santana do Riacho (E. Forero 7859) e Santa Luzia (H.L. Mello Barreto 1015). Ocorre entre 940 m e 1.500 m (Arbo & Giulietti, 2009).

Ecologia

Caracteriza-se por erva ou subarbusto; rupícola ou terrícola; ocorre em Cerrado lato sensu, Campo Limpo e Campo Rupestre (Arbo, 2013),

Reprodução

A espécie floresce e frutifica quase o ano todo (Arbo & Giulietti, 2009). As flores são homostílicas e heterostílicas (Arbo, 2005).

Ameaças

8.1 Invasive non-native/alien species/diseases
Incidência regional
Severidade high
Detalhes Na região da Serra do Cipó há a presença muitas espécies invasoras, como Brachiaria decumbens Stapf e B. brizantha (Hochst. ex A. Rich.) Stapf, que apresentam rápido crescimento e alelopatia; são amplamente empregadas na formação de pastagens, pois resistem bem ao pisoteio pelo gado e formam cobertura contínua, inclusive em terrenos de baixa fertilidade (Ribeiro et al., 2005).

7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência regional
Severidade medium
Detalhes Na região da Serra do Cipó onde há infestação por braquiária ocorre modificação do regime de incêndios, intensificando-o, tanto pelo rápido acúmulo de biomassa e elevada inflamabilidade das camadas de folhas secas que se acumulam junto ao solo, como pelo fato de bloquear o processo sucessional, que poderia levar a formações de maior complexidade, com retenção de umidade e, portanto, menor susceptibilidade à propagação de incêndios (Ribeiro et al., 2005).

1.3 Tourism & recreation areas
Incidência regional
Severidade medium
Detalhes Atividades de passeios em trilhas da Serra do Cipó causam impacto nos solos resultado do pisoteio e uso de veículos (Pinto et al., 2008).

9.3.2 Soil erosion, sedimentation
Incidência regional
Severidade low
Detalhes Atividades de passeios em trilhas da Serra do Cipó causam impacto nos solos resultado do pisoteio e uso de veículos mudando a estrutura do solo aumentando a erosão (Pinto et al., 2008).

9.4 Garbage & solid waste
Incidência regional
Severidade low
Detalhes O lixo deixado por turistas é um problema ambiental existente em diversos municípios da Serra do Cipó (MMA/ICMbio, 2009).

2.3 Livestock farming & ranching
Incidência regional
Severidade high
Detalhes A pecuária também é um grande risco para a preservação das áreas do entorno do Parque Nacional da Serra do Cipó (MMA/ICMbio, 2009).

Referências

- Arbo, M. M. Turneraceae 2013. In Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB240.

- Arbo, M. M. 2005. Estudios sistemáticos en Turnera (Turneraceae). III. Series Anomalae y Turnera. Bonplandia, 14 (3- 4): 115-318.

- Pinto, L. G.; Oliveira, F. F. D.; Andrade, M. D. A.; Pedrosa, H. F.; Santana, W. A. D.; Figueiredo, M. D. A. 2008. Atividade Erosiva em Trilhas de Unidades de Conservação: Estudo de Caso no Parque Nacional da Serra do Cipó, Minas Gerais, Brasil. E-Scientia, 1(1).

- Ribeiro, K. T.; Fillipo, D. C. da; Paiva, C. L.; Madeira, J. A.; Nascimento, J. S. 2005. Ocupação por Brachiaria spp. (Poaceae) no Parque Nacional da Serra do Cipó e infestação decorrente da obra de pavimentação da rodovia MG-010, na APA Morro da Pedreira, Minas Gerais. 1º Simpósio Brasileiro sobre espécies exóticas invasoras. Brasília. Disponível em: < http://www.mma.gov.br/estruturas/174/_arquivos/174_05122008113143.pdf>.

Como citar

CNCFlora. Turnera coriacea in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Turnera coriacea>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 04/12/2014 - 12:02:14